Acesse também meus outros Blogs

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vontade de DEUS ou acaso? Ou a acaso é vontade de DEUS?

Vontade de DEUS ou acaso? Ou a acaso é vontade de DEUS?

Já reparou que, muitas pessoas persistem em dizer que as coisa acontecem por acaso? Tipo: “Por acaso eu estava andando por ali e vi algo acontecer..etc,etc.” porém quando esse algo que acontece é com ela, a coisa fica mais séria e de repente ela põe a culpa em DEUS, tipo: Eu estava passando por ali e tipo, eu mudei de faixa, quando a pilastra caiu do outro lado..., uffa !!graças a DEUS eu fui para o outro lado!”.
Porque dar Graças a DEUS quando algo é de gravidade e conosco, e quando é mais suave e com os outros é o acaso?
Costumo dizer que quem crê em DEUS não acredita no acaso e nem na sorte( mística), ou pelo menos deveria ser assim!
Em um debate com um amigo por volta dos anos 90, onde o tema era justamente esse “destino ou acaso”, vi que por mais que debatêssemos não chegaríamos em lugar algum. Pois eu defendi o destino e ele o acaso, eu tinha motivos suficientes para mostrá-lo que DEUS está presente em tudo e ele de contraponto afirmando que muitos dos motivos que eu dera, era puramente acaso.
O tempo passou e eu continuo a pensar sobre o assunto e não vejo outra definição para os acontecimentos da vida. Já em 2010, eu entrei novamente em debate sobre o mesmo tema com outro amigo, e imaginem ... ele tinha a mesma definição sobre o acaso. A justificativa que ele me dera é que, vivemos em cadeias, acontecimentos cadenciados, o que seria a vontade de DEUS, porém se mudarmos a cadencia ou as ordens dos fatores, deixaria de ser vontade DIVINA e passaria a ser acaso. Ele me deu exemplos:
• Fui na locadora as 15:00 e sai de lá as 15:15, nesse momento eu passei em frente ao açougue, parei e fiquei uns 0:0,10s com um amigo e segui direto para a academia. Chegando na academia por volta de 15:20, fiquei nas minhas atividades os precisos 0:30min, saindo de lá em exatos 15:55 hs. Quando sai na porta da frente, tropecei em uma “mina”, a quem eu tenho um apreço forte, pedi desculpas, ela sorriu e entendeu. Conversamos pela calçada a fora e ao chegar no fim da rua, já estava com seu telefone, Orkut, MSN, twitter e Facebook. Concluindo, se eu não fizesse isso tudo nesse determinado tempo, não a veria passar as 15:55hs e esse fim teria sido como todos os dias em que vou à academia.

Nesse caso ele me deu a seguinte explicação: _Essa foi a cadeia e que eu estava, em determinado momento da minha vida eu fiz uma escolha, talvez foi a de parar por volta de 0,10 seg no açougue ou a de passar na locadora.... enfim, com uma simples escolha eu mudei uma cadencia, que era a vontade de DEUS, e a transformei em acaso.
Como exemplo também posso te falar que eu ia por A1, A2, A3, A4, A5....C1, C2, C3 .. e em determinado momento baguncei tudo com uma simples escolha e ficou : A3, C4, B2, A6, C7....A1, A4, B2... ou seja peguei o destino e o tornei em acaso.
Mais pelo amor de DEUS, disse ele, não pense que eu estou desfiando DEUS, nada disso, eu só estou fazendo uso de um direito que ELE mesmo nos deu, o de escolhas.

Eu por minha vez quis mostrar à ele que mesmo em determinados acasos há a presença de DEUS. Por exemplo, ELE determinou que você andasse por A1,A2,A3... em seqüência, porém ele já sabia que você mais á frente necessitaria de mudar a ordem da cadencia e pôs as opções na ordem que você precisaria para ter determinado fim. Mesmo que você ficasse 0,10 , 0,20 ou 0,30 segundos no açougue ou nem fosse lá, ELE mudaria a seqüência até atingir o objetivo e você sempre iria pensar que foi tudo escolhas tuas. DEUS não pode simplesmente fazer com que as coisas acontecessem como num passo de mágica ( não que ELE não pudesse), mas tudo na vida envolve acontecimentos.Tipo, ele pode até te salvar de uma batida de carro, porém ele poderá usar de um raio pra te tirar de lá. O raio não o machucará, é o que chamamos de milagre, porém ouve um acontecimento, você não sumiu de um lugar e apareceu em outro.
Ou até mesmo que ele já tenha todas as alternativas, ou seja, todas as opções de caminhos que você pode escolher. Sendo que cada uma delas terá um final, um objetivo diferente. Não que os objetivos dos outros finais não irão acontecer, porém tudo é no tempo de DEUS. Já ouviu o ditado “ se for pra não ser agora, será mais tarde” ? Então... , ELE muda a cadencia dos fatos de acordo com os caminho ( que ELE traçou) que você opta por ir.
Existe sim, meu caro, disse à ele, o livre arbítrio !!! Porém ele, é uma escolha a qual DEUS já sabe o final, independentemente das alterações que você fizer no decorrer de sua cadencia. ELE irá te acompanhar até o final dela, e quando você não agüentar mais, ELE te carregará, e...., como tudo na vida tem um preço.... Não espere que, se desviar do Caminho não o teria!!!
Todavia, você ficará meio confuso em tentar descobrir qual é o caminho que você escolheu ou o que você criou. Mas vai uma dica: o mais desastroso!!! Esse foi criado por você (com a permissão DELE).

Papo vai papo vem, nossas residências já estavam por perto e nossos caminhos já estavam por se separarem. Quando que , para todo fim de conversa há sempre uma conciliação, e ele, meu amigo, como já havia me dito também crê em DEUS. Com isso prevaleceu o lado “Vontade de DEUS” até que surja mais conjecturas, teorias que voltem a levantar o tema.
Dialogo entre J. Angelo e J.W ( @jotadablio - on twitter )

Nenhum comentário:

Postar um comentário